
Jun 9, 2023
Suas Vacinas Estão em Dia?
Quais são as vacinas obrigatórias e recomendadas para gestantes?
A gestação é um momento importante e singular, no qual cuidados especiais são necessários para garantir a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Entre esses cuidados, está a vacinação.
Algumas vacinas são recomendadas e outras são obrigatórias durante a gestação. Confira:
Covid-19
A orientação é que os imunizantes aplicados nesse grupo sejam os da Pfizer e CoronaVac, que não possuem vetor viral. Mulheres grávidas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca devem tomar a segunda dose da mesma vacina após o puerpério, que é o período de até 45 dias após parto.
Lembrando que as vacinas são seguras e necessárias para evitar casos graves e complicações da Covid-19.
Quando tomar: é necessário ficar de olho nos calendários de imunização e não esquecer de tomar as doses de reforço conforme o tempo determinado.
Lembrando que as vacinas são seguras e necessárias para evitar casos graves e complicações da Covid-19.
Quando tomar: é necessário ficar de olho nos calendários de imunização e não esquecer de tomar as doses de reforço conforme o tempo determinado.
Influenza (gripe)
Gestantes e lactantes fazem parte do grupo de risco para complicações da infecção pelo vírus Influenza e por isso devem sempre ser vacinadas. Elas têm risco de apresentar quadros mais graves de gripe com maior necessidade de internação, por exemplo.
Quando tomar: no outono | inverno, quando o vírus é mais comum, e pode ser feita em qualquer fase da gravidez, inclusive no primeiro trimestre.
Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche)
A dTpa está recomendada em todas as gestações, pois além de proteger a gestante e evitar que ela transmita a Bordetella pertussis ao recém-nascido, permite a transferência de anticorpos ao feto protegendo-o nos primeiros meses de vida até que possa ser imunizado.
Quando tomar: a partir de 20 semanas. Se o calendário vacinal estiver incompleto são indicadas doses de reforço.
Hepatite B
Indicada para todas as gestantes suscetíveis. A infecção durante a gestação pelo vírus da Hepatite B pode trazer inúmeras complicações ao bebê.
Quando tomar: a vacina deve ser administrada em três doses e é gratuita nos postos de saúde. Se a gestante já foi vacinada anteriormente, não há necessidade de reforço na gestação.
Existem outras vacinas que devem ser avaliadas em casos especiais e, por isso, é bem importante o acompanhamento médico para prescrever as vacinas e fazer todos os exames necessários.
Quais vacinas NÃO DEVEM ser aplicadas em caso de gestação:
Tríplice viral, HPV, varicela (catapora), dengue e febre amarela não devem ser administradas durante a gestação.
É importante lembrar que a vacinação durante a gestação não só ajuda a proteger a mãe, mas também o bebê. Algumas vacinas podem ser administradas durante a gravidez para ajudar a proteger o bebê contra doenças perigosas nos primeiros meses de vida.
Fale com o seu médico sobre as vacinas recomendadas e obrigatórias durante a gestação e siga as recomendações de saúde pública da sua região.
Dra. Midiã Vergara Bandeira
Ginecologia | Obstetrícia
CRM 28972-PR | RQE 19354